.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Raspberry Pi tem corte no preço para competir com concorrente de 9 dólares



A Raspberry Pi Foundation anunciou dia 14/05/2015, um corte no preço do modelo B+ de sua linha de pequenos computadores. Antes vendido por U$35,00 (em torno de R$105,00), o aparelho sairá agora por U$25 (por volta de R$75,00) – o que o coloca em pé de igualdade com o “concorrente” CHIP, que apareceu no Kickstarter na última semana e já bateu a meta.

O B+ é o segundo mais avançado entre os Raspberry Pi's, mas era vendido pelo mesmo valor de um modelo de segunda geração, mesmo com configurações bem mais modestas. Segundo a fundação, o corte foi possível graças a “otimizações” não especificadas na produção, que tornaram o aparelho “muito mais barato de se fabricar”.
Com mais de 5 milhões de unidades vendidas pelo mundo, a linha Raspberry Pi passou a ter concorrentes de peso, como Intel e Imagination, apenas de dois anos para cá. Os rivais já a superam em configurações, mas apenas neste ano um computador mais barato foi anunciado – no caso, o CHIP, da Next Thing Co., que custa U$9, em uma versão mais simples.
A redução no preço deve deixar o Pi B+ mais competitivo diante do novo concorrente, que só sai por um valor muito menor quando adquirido sem saídas VGA ou HDMI. Acompanhado dos adaptadores, o CHIP pula para 19 ou 24 dólares, enquanto o computador da fundação já vem equipado com uma porta HDMI – embora ainda perca em processador e no quesito Bluetooth.
O corte no preço já vale para revendedoras no exterior, mas parece não ter afetado os valores cobrados por lojas aqui no Brasil. Na FilipeFlop e no Lab de Garagem, por exemplo, o B+ ainda não sai por menos de 220 reais.


FONTE: Info

0 comentários:

Postar um comentário