.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Conexões de IoT já superam as de smartphones nos Estados Unidos




Caso alguém ainda tenha alguma dúvida sobre o fato de a Internet das Coisas já ser uma realidade, aqui vai um argumento consistente para fazê-lo mudar de ideia: pela primeira vez, as operadoras dos Estados Unidos computaram que o número de conexões IoT superou as de smartphones.
Segundo estatísticas compiladas pela Chetan Sharma Consulting, quem consideram o segundo trimestre do ano, a quantidade de veículos conectados às redes celulares norte-americanas superou o número de conexões de outros aparelhos.
A consultoria estima que as telcos dos Estados Unidos conectaram cerca de 1,4 milhão de veículos a suas infraestruturas nos últimos três meses. A título de comparação, foram 1,2 milhão de telefones e menos de 900 mil tablets conectados no mesmo período.
É importante salientar que as vendas de telefones entre abril e junho não são tão intensas quando no final do ano, momento marcado pelo lançamento de novos aparelhos e datas de estímulo ao consumo (como Natal e a Black Friday). Porém, a estatística reforça a ideia de que IoT já se consolida como uma realidade.
A AT&T, que lidera conexões para veículos, afirma que está adicionando mais dispositivos enquadrados como Internet das Coisas do que devices de telefonia pelos últmos sete trimestres consecutivos. Segundo a Sharma, a operadora atenderá um total de 10 milhões de carros conectados a sua rede em breve.
Segundo a consultoria, está demorando um pouco para que os consumidores comecem a usar esses serviços embarcados nos automóveis. A explicação está no fato de que muitas pessoas ainda preferem usar seus próprios dispositivos pessoais para algumas tarefas que já poderiam ser executadas a partir da tecnologia disponível nos veículos. Ao mesmo tempo, o modelo de negócios ainda não está totalmente definido para impulsionar esse tipo de serviços.
Carros conectados, porém, não são os únicos dispositivos de IoT nas redes de celular. A Sharma destaca outras aplicações, como sistemas de gestão de frota e rastreamento logístico, além de sistemas orientados a cidades inteligentes.

FONTE: idgnow.com.br

0 comentários:

Postar um comentário